Vermiculita expandida: Conheça os benefícios desse mineral para a criação e manutenção de jardins


Quem gosta e tem o habito de plantar em casa, sabe que as plantas exigem uma boa dose de cuidados. Para ter um bom jardim é necessário conhecer um pouco das necessidades individuais das plantas, que vão desde a quantidade de água oferecia até a quantidade de tempo em que a planta ficará exposta a luz do sol.


Um outro fator muito importante que precisa ser levado em consideração é na qualidade da terra na qual a planta será colocada. Para cultivarmos plantas em casa é preciso reproduzir de maneira mais fiel possível as condições que a planta encontra na natureza, isto é, presença de matéria orgânica de qualidade, solo com o ph adequado e aerado, etc.



Para facilitar essa reprodução é indispensável a adição de substrato à terra. Esse composto tem como finalidade nutrir a terra e fornecer as propriedades químicas e físicas corretas para o desenvolvimento da planta.


O substrato é o meio onde a planta vai desenvolver suas raízes e seu sistema radicular. Além disso, desempenha outras funções, como dar estabilidade à planta, suprimento de água, nutrientes e oxigênio e no transporte de dióxido de carbono entre o ar e as raízes. A preocupação com o uso de um substrato correto é um dos segredos para um jardim bonito e saudável.


Normalmente um substrato é composto de terra, fertilizante (ou adubo orgânico) e um componente mineral. Um dos componentes minerais mais utilizados é a vermiculita. Saiba o porquê.


A vermiculita é um mineral encontrado na natureza que, durante o tratamento térmico com altas temperaturas, se expande, gerando um produto altamente interessante para a produção de um substrato de qualidade.


Vamos às propriedades da vermiculita expandida:


- Tem o ph variando de 7 a 8 (ph neutro), importante para corrigir solos ácidos;

- Tem capacidade de absorver até 5 vezes do seu peso próprio em água, fazendo com que o solo não fique encharcado, mas que permaneça úmido (ambiente próprio para plantas perenes);

- E pela mesma característica de reter água ela pode reter fertilizantes e defensivos, impedindo que a adubação da terra seja perdida durante a chuva ou rega;

- Tem a capacidade de manter o solo aerado, favorecendo o crescimento e oxigenação das raízes das plantas, assim como melhora a chegada dos nutrientes na mesma;

- Impede a compactação do solo, diminuindo a lixiviação, isto é, a retirada de nutrientes do solo pela força das águas pluviais ou rega excessiva;

- É excelente isolante térmico, conservando a temperatura do solo, principalmente em locais com uma grande variação de temperatura ao longo do dia;

- É uma substância leve, fácil de manipular e com baixo custo.

Todas essas características fazem da Vermiculita Expandida um excelente componente para a preparação de um substrato de qualidade, principalmente para solos muito permeáveis, pouco férteis, erosíveis e lixiviados. É indispensável para a germinação de sementes, sobretudo as menores e mais sensíveis, por proteger do intemperismo, variação térmica e perda de umidade.


Se interessou? Entre em contato conosco! Temos em nossa loja vermiculita expandida com diversas gramaturas, ideal para projetos paisagísticos, como falado nessa matéria, mas também com várias outras utilizações na construção civil. Entre em contato com nossa equipe técnica e conheça mais sobre esse fantástico produto.

125 visualizações

+55-21-2622-1993

/

+55-21-99290-4251

whatsapp-transparente.png
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

Clique aqui para receber nossas notícias e promoções