Turquia constrói a maior ponte pênsil do mundo


Em setembro foi instalado o último deck de concreto para completar o tabuleiro da 1915 Çanakkale, que vai encurtar o caminho entre Europa e Ásia Crédito: Ministério dos Transportes e Infraestrutura da Turquia


A 1915 Çanakkale, com previsão para ser inaugurada em 2023, será a maior ponte pênsil do mundo, tanto em comprimento quanto em altura. Em construção desde 2017, seu vão central terá 2.023 metros e o ponto mais alto de suas duas torres estará a 334 metros acima das águas do estreito de Çanakkale, na Turquia.


Os números que envolvem a ponte estão cercados de simbolismos. A extensão de 2.023 metros faz referência ao ano de 2023, quando a Turquia comemora 100 anos de república. O ano de 1915 está relacionado com o fato de que, desde aquele ano, os turcos planejavam construir uma ponte no local.


Quando liberada para o tráfego de veículos, a 1915Çanakkale irá encurtar a distância entre Europa e Ásia. A ponte terá comprimento total de 4.608 metros, com seis faixas (3 em cada sentido). Um complexo rodoviário também está em construção para atender o fluxo de veículos sobre a obra de arte especial.


Esse complexo rodoviário abrange 324 quilômetros e contará ainda com 6 viadutos, 55 pontes de pequeno e médio portes, 40 passagens inferiores, 12 cruzamentos, 4 áreas de serviço da autoestrada, 2 centros de operação e manutenção e 7 praças de pedágio. O custo da obra está orçado em 2,3 bilhões de euros.


A ponte é executada por um consórcio de empreiteiras chinesas e turcas. O último deck de concreto que faltava para a conclusão do tabuleiro foi instalado em setembro de 2021, de um total de 96 em cada um dos sentidos da obra de arte especial. Cada peça pré-fabricada tem 45 metros de largura, 48 metros de comprimento e 700 toneladas de peso.


Consumo estimado de concreto é recorde na Turquia e chega a 385 mil m³


O recorde de maior ponte suspensa do mundo irá para a 1915 Çanakkale porque seu vão central de 2.023 metros vai superar o da Akashi Kaikyo, localizada no Japão, e que mede 1.992 metros. Ela também será a obra de arte especial construída na Turquia que mais terá consumido concreto. O total estimado é de 385 mil m³.


O projeto estrutural da ponte prevê vida útil de 120 anos. O estudo foi desenvolvido em parceria com 3 universidades turcas, que cederam seus laboratórios para os ensaios dos materiais empregados na construção, incluindo o concreto de alta resistência de 100 MPa. As fundações da 1915Çanakkale estão a 45 metros de profundidade.


O consórcio chinês formado pelas empreiteiras Daelim e SK E&C, juntamente com as empresas turcas Limak Holding e Yapi Merkezi, é responsável pela construção da ponte e irá operar o pedágio por 16 anos. A joint venture Parsons e Tekfen Engineering foi contratada para fornecer suporte de engenharia e construção, juntamente com serviços de supervisão e inspeção.


Já os consultores de engenharia da Pyunghwa forneceram o estudo de viabilidade e o projeto básico, enquanto a Pell Frischmann envolveu-se no desenvolvimento do projeto da 1915Çanakkale. No pico da obra, em 2019, 5.200 operários estavam trabalhando na construção da ponte.


Antes da megaestrutura, a travessia do estreito de Çanakkale era feito por balsa, com duração média de 45 minutos. Quando a ponte estiver inaugurada, o trecho será percorrido em 6 minutos.



Fonte: https://www.cimentoitambe.com.br/massa-cinzenta/turquia-constroi-a-maior-ponte-pensil-do-mundo/?utm_source=newsmassacinzenta&utm_medium=email&utm_campaign=turquia-constroi-a-maior-ponte-pensil-do-mundo%2F&utm_term=post_01&utm_content=Nov_semana_3


17 visualizações0 comentário