+55-21-2622-1993

/

+55-21-99290-4251

whatsapp-transparente.png
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

Clique aqui para receber nossas notícias e promoções

Silica Ativa


A Silica Ativa (também conhecida como sílica fume ou microsílica) é um composto mineral obtido como resíduo da indústria metalúrgica. É um material que por si só não possui atividade aglomerante, porém em presença de água reage com o hidróxido de cálcio (produzido pela reação entre o cimento e a água) e forma materiais com propriedades aglomerantes, potencializando a resistência do concreto e fechando seus poros.


Atualmente, é considerada uma das substâncias mais importantes para a construção civil, em especial pela sua capacidade de dar resistência, fluidez e durabilidade ao concreto. Além disso, ela ajuda um projeto a tornar-se ecologicamente correto, por ser um produto que seria descartado no meio ambiente.


Esse composto tem as seguintes aplicações:


- Reparo de estruturas: confere maior aderência ao concreto pronto, além de preencher os espaços da massa tomando-a mais resistente à choques e processos químicos. É ideal para o reparo de grandes estruturas, pois estas geralmente sofrem com a grande movimentação de pessoas e agressões químicas.


- Concreto armado: melhora trabalhabilidade do concreto (capacidade de ser manuseado e transportado), facilitando no bombeamento do material para grandes alturas. Além de tornar estrutura mais durável e aumentar a sua resistência às intempéries. Nesse caso é bastante utilizado na concretagem de portos, pontes, arranha-céus, obras de infraestrutura sanitária, entre outras construções.


- Concreto protendido (concreto com maior poder de resistência à tração): a sílica ativa dá maior resistência mecânica ao concreto, evitando a sua retração durante a pega.


- Pasta para Revestimento: torna o concreto mais aderente e pouco permeável ideal para o revestimento de diversos tipos de construção.


- Rejuntes: aumenta a aderência, permeabilidade e combate os depósitos cristalinos sobre o concreto (eflorescências). Uma dosagem de até 10% na mistura do concreto faz com que este exija uma menor adição de aglomerantes, o que contribui para diminuir o seu custo final.


- Artefatos de cimento: aumenta a resistência de pisos, azulejos e tijolos, pelo simples fato de que os vazios na composição da argamassa são preenchidos com a sílica. Além de incrementar o acabamento das peças e, consequentemente, a beleza desses objetos após a sua confecção.


- Pisos industriais: a sílica ativa aumenta a resistência, durabilidade, além de proteger contra ataques químicos. Projetos de pavimentação, em geral, requerem o uso desse tipo de adição mineral e demais aditivos químicos na composição do concreto.


- Fibrocimento: quando adicionada na confecção do fibrocimento, a sílica ativa aumenta a qualidade, durabilidade e resistência das fibras, além de torna-la mais compacta.

49 visualizações