Quais são as vantagens da argila expandida na construção civil?


Por causa de sua leveza, sua porosidade e seu poder de isolamento térmico e acústico, o agregado é muito utilizado nas obras. Confira!


Você sabia que a argila expandida pode ser utilizada como material de construção? Seja para encher vazios, nivelar pisos, realizar geotecnia, cobrir lajes ou compor telhados verdes, esse agregado apresenta inúmeras vantagens.


Continue lendo e descubra tudo que você precisa saber sobre o uso de argila expandida na construção civil.


Enchimento leve e nivelamento de pisos


A argila expandida pode ser combinada a uma nata de cimento e utilizada como enchimento leve, tanto para nivelar pisos , quanto a fim de compor fundações . Desse modo, é possível garantir maior isolamento térmico, acústico e resistência mecânica para o piso.


Ainda mais, o material é econômico: em construções de edifícios de múltiplos andares, a utilização do concreto leve acarreta em uma redução de 30% no custo da fundação, quando feita a comparação com estruturas em concreto com massa especifica comum.


Lajes e telhados verdes


A grande vantagem de cobrir lajes com argila expandida é usufruir de seu alto poder de isolamento térmico: a cobertura deixa o interior da edificação até 5ºC mais fresco. Dessa maneira, é possível diminuir ou eliminar o uso de ar condicionado e, assim, economizar energia.

Para essa finalidade , o material pode ser usado solto ou com uma nata de cimento. Deve ser utilizada uma camada mínima de 10 cm do agregado e a espessura ideal para obter o melhor resultado é de 20cm.


Outro dos benefícios da argila expandida na construção civil é prevenir infiltrações. Isso acontece porque, visto que a laje fica exposta ao sol direto, acaba dilatando e retraindo, ocasionando fissuras. Com o uso do agregado cerâmico, a laje fica termicamente isolada e, portanto, mais protegida.


Ademais, ao ser utilizado como substrato em telhados verdes , o material estabiliza a umidade da terra, ajuda no enraizamento das plantas da cobertura vegetal e drena o excesso de água do solo.


Geotecnia


Quando o solo apresenta baixa resistência mecânica, é realizada a sua troca, ou seja, a geotecnia ambiental . Dessa forma, é possível aliviar também as cargas de estruturas subterrâneas e facilitar os drenos em encostas.


A argila expandida é o material perfeito para uso em galerias pluviais, bem como em áreas de escape de veículos , uma vez que é resistente, possui ótima capacidade de drenagem, fácil compactação e boa estabilidade dimensional.


Além disso, sua baixa densidade não sobrecarrega as estruturas e, como é um material natural e que não se deteriora com o tempo, mantém-se inerte e estável.


Conclusão sobre a argila expandida na construção civil


Por ser leve, porém resistente, permitir bom isolamento térmico e drenagem, o agregado cerâmico é uma ótima alternativa para os materiais de construção convencionais.


Fonte: https://www.cinexpan.com.br/blog/index.php/2020/07/09/quais-sao-as-vantagens-da-argila-expandida-na-construcao-civil/

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo