Prédio que desabou parcialmente em Miami tinha dano estrutural grave, aponta relatório

Documento publicado em 2018 indicou que falha na impermeabilização impedia que água escoasse da laje de concreto abaixo do deck da piscina. Ainda não está claro se esta foi a causa do desabamento.



Vista aérea do prédio de 12 andares na região de Miami que desabou parcialmente na quinta-feira (24) — Foto: Amy Beth Bennett /South Florida Sun-Sentinel via AP


O prédio que desabou parcialmente na região de Miami, nos Estados Unidos, tinha um "grande dano estrutural" em uma laje de concreto abaixo do deck da piscina. O alerta foi feito em relatório publicado em 2018 por uma empresa que indicava a necessidade de reparos.


O documento, emitido pela empresa de engenharia Morabito Consultants, é um de vários registros apresentados pela prefeitura de Surfside, localizada no distrito de Miami-Dade, no sul da Flórida.

As equipes de resgate seguem trabalhando para encontrar todas as vítimas do acidente. Até o momento, há 4 mortos identificados e 159 pessoas desaparecidas.


No relatório, a empresa não apontou perigo iminente no dano estrutural na área da piscina – ainda não está claro se ele foi responsável pelo desabamento. Porém, houve um alerta para a necessidade de reformas extensas que pudessem solucionar os problemas.


Segundo o documento, houve uma falha na impermeabilização da laje que ficava abaixo do deck da piscina. O processo teria sido feito em uma área plana em vez de inclinada, o que impedia o escoamento da água.

"A impermeabilização está causando um grande dano estrutural à laje estrutural de concreto abaixo dessas áreas", indicou o relatório.

"A não substituição da impermeabilização no futuro próximo fará com que a extensão da deterioração do concreto aumente exponencialmente", afirmou a empresa, que recomendou substituir a laje danificada.


A empresa também alertou para "fissuras e estilhaços abundantes" de colunas, vigas e paredes de concreto no estacionamento do prédio. Ela indicou que parte dos danos eram pequenos, mas algumas colunas chegaram a ficar com o vergalhão exposto.

As autoridades ainda não definiram a causa para o desabamento do prédio. O governador da Flórida, Ron DeSantis, disse que é necessário ter uma "resposta definitiva" em tempo hábil.


Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/06/26/predio-que-desabou-parcialmente-em-miami-tinha-dano-estrutural-grave-apontou-relatorio.ghtml

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo