Por que é tão importante se preocupar com a drenagem de jardins?



A água é um componente indispensável para a sobrevivência de qualquer planta, por servir de condutor dos nutrientes que mantém a seiva alimentada. Apesar disso ser extremamente benéfico, o seu excesso pode levar as plantas à morte.


Água em demasia no solo deixa-o encharcado, varrendo para longe das plantas todos os seus nutrientes. Além disso, a umidade é campo fértil para a proliferação de bactérias e fungos, pulgões e cochinilhas, que se alimentam de folhas, flores e frutos.


É sabido que as plantas, de uma forma geral, suportam muito melhor a falta de água do que o excesso. Quando o solo não consegue absorver a totalidade da água de chuva, as raízes são as primeiras a sofrer e, em casos extremos, apodrecem. É como se o encharcamento atacasse o coração da planta e ela morre.

As espécies que mais sofrem com o solo encharcado são as que têm a maior capacidade de reter líquido, como cactos e suculentas. Apesar disso, os canteiros de flores também são bastante delicados e podem ser destruídos com uma semana de chuva sem trégua.


Como falado anteriormente a presença de água é de suma importância para as plantas, mas não o seu excesso. Por isso nosso objetivo ao planejar um jardim não deve ser impedir o contato com a água. Pelo contrário. Devemos pensar em como fazer para captarmos e excesso de água e para onde iremos desviar esse excesso.


Para isso durante um projeto de construção de um jardim ou uma jardineira devemos pensar inicialmente como vamos retirar o excesso de água, isso é, devemos desenvolver estratégias de drenagem do solo. A primeira coisa que deve ser avaliada é para onde o excesso de água será mandado. O ideal é que essa água seja mandada diretamente para a rede de águas pluviais.

O segundo passo é como iremos recolher essa água. Existe no mercado uma série de alternativas para tal objetivo. O que determina qual alternativa usar é o valor que se está disposto a pagar, qual a capacidade de carga que a estrutura que sustenta o jardim suporta e qual a altura da jardineira.


Aqui na Isocom temos algumas alternativas bastante interessantes para drenagem de jardins. Entre em contato com nossa equipe técnica e conheça as alterativas disponíveis para o seu caso.

0 visualização

+55-21-2622-1993

/

+55-21-99290-4251

whatsapp-transparente.png
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

Clique aqui para receber nossas notícias e promoções