Drenagem de campo de futebol


Para montar um campo de futebol, seja um de lazer ou um profissional, é importante avaliar uma série de aspectos, como arquibancadas, iluminação e, sem dúvida, o gramado (de grama natural ou sintética).


Um dos motivos capazes de interromper ou cancelar uma partida de futebol são as poças d’água, ou seja, falta de drenagem ou drenagem ineficiente. Esse problema acontece pelo excesso de água proveniente de chuvas ou por uma irrigação mal feita e pode comprometer a saúde da grama, pois o excesso de água acumulada gera falta de oxigênio no solo e diminui a absorção de nutrientes.


Num sistema de drenagem bem feito, a água da chuva ou o excesso de irrigação é coletado e conduzido para fora do campo, com o objetivo de retirar o máximo de água e evitar o encharcamento do gramado.




Atualmente existem dois tipos de sistemas de drenagem: Gravitacional e o a Vácuo. No sistema gravitacional a água da chuva desce apenas com a força da gravidade. São colocados tubos com pequenos furos para facilitar o escoamento. Os tubos seguem dispostos no formato "espinha de peixe" ou "paralelos". A água é escoada para galerias e bombeada para fora do campo. No sistema a vácuo o escoamento da água é bem mais rápido, mas o custo é duas ou três vezes maior. Há dois tubos coletores fechados, ligados a uma bomba que suga o ar desses tubos. Isso gera uma pressão negativa na água, que é puxada.




Independente de qual sistema de drenagem escolhido ela poderá ser feita da forma tradicional ou com geocompostos. Conheça a diferença:








- Drenagem tradicional:


São feitas trincheiras de 40 a 60 centímetros de profundidade. Nele é colocado uma manta sintética de geotêxtil, que auxilia na filtragem da água e evita o entupimento do tubo de dreno, que é colocado em seguida e envolto por uma camada de brita. Eles são, então, envolvidos pelo restante do geotêxtil. É colocado terra com areia grossa, que permite que a água penetre no solo em direção ao dreno e, por fim, é colocada uma camada de terra e feito o plantio da grama.



Essa forma de montagem de dreno é mais barata (se formos considerar apenas o material), porém você terá gastos com maior número de dias de mão de obra para trabalhar na instalação, além de gastos com a remoção do excesso de terra que sobrará pela substituição da terra por brita.



- Drenagem com Geocomposto:


Para essa opção o geotêxtil e a brita são substituídos por um Geocomposto. Ele é formado com seu núcleo sendo termo ligado a dois geotêxteis não tecidos de polipropileno em todos os pontos de contato.


Essa forma de drenagem, mesmo o material sendo um pouco mais caro, possui algumas vantagens. Dentre elas: um menor diâmetro de largura das trincheiras, que leva a menores perdas de terra do campo (não sendo necessário o aluguel de caçambas para remoção) e execução do serviço de forma mais rápida e com menores erros.





Interessado em desenvolver um projeto para drenagem do seu campo de futebol? Entre em contato conosco?

158 visualizações

+55-21-2622-1993

/

+55-21-99290-4251

whatsapp-transparente.png
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

Clique aqui para receber nossas notícias e promoções