Cimento Queimado



Do piso externo à parede interna, de ambientes residenciais à empresariais, do meio urbano ao rural, o cimento queimado vem ganhando cada vez mais espaço entre os revestimentos. Isso porque é uma opção barata, fácil e durável, além de versátil, uma vez que combina qual qualquer estilo de ambiente.


Embora transmita a ideia de queima o seu processo de confecção não leva fogo ou altas temperaturas. O cimento queimado nada mais é do que um revestimento feito in loco com a mistura de cimento, areia, água e alguns aditivos para melhorar a aderência e evitar rachaduras.


Principais aplicações



O cimento queimado pode ser usado em pisos ou paredes (internos e externos). O uso de pigmentos possibilita a coloração desse revestimento, permitindo criar diferentes composições em qualquer ambiente. Além disso, ele também pode ser utilizado em combinação com outros materiais, como cerâmica, ladrilho hidráulico e madeira, o que aumenta ainda mais as possibilidades de aplicação.


Como fazer um piso de cimento queimado?


1º Preparo do piso: Se o piso no qual o cimento queimado será aplicado for liso e regular, inicialmente, será preciso fazer um chapisco para criar aderência para o cimento.

2º Preparo da argamassa: constituída de uma medida de cimento para quatro de areia. A mistura deve ser envolvida em água até obter uma consistência cremosa. A cada 2m, devem ser colocadas as juntas de dilatação, evitando assim que o cimento fique rachado.

3º Aplicação do cimento: Deve ser aplicada uma massa feita com cimento, areia e água em cada uma das juntas. Para que o piso fique bem nivelado, a altura deve ser de aproximadamente 3cm.

4º “Queima do cimento”: Na massa de cimento ainda úmida, polvilhe pó de cimento cobrindo toda a área. Após a absorção da massa, é preciso alisar o piso usando uma desempenadeira ou colher de pedreiro.

5º Finalização: Deixe o cimento secar por até dois dias e lave o piso usando água e sabão de coco. Ao fazer dessa forma, o chão obtém um aspecto neutro e sem brilho. Para que o cimento queimado fique com brilho, é preciso aplicar algum produto como cera para pisos, uma resina de proteção ou então um verniz.


Existe uma forma mais simples de fazer esse acabamento?


Atualmente já existem no mercado produtos desenvolvidos exatamente para dar a aparência de cimento queimado, diminuindo o trabalho da execução.


Existem dois tipos de produtos que simulam esse revestimento: na forma de tinta e na forma de pó. O primeiro é como uma tinta com efeito cimento queimado, que já vem com uma textura cremosa, pronto para ser aplicado. O segundo é parecido com uma argamassa.


Vantagens e desvantagens do cimento queimado

Vantagens:


-Fácil de aplicar

-Barato, por ser um composto de poucos itens (argamassa, areia, cimento) e não necessitar outro revestimento, como cerâmica, madeira,...

-Fácil limpeza e não acumula sujeira

-Pode ser aplicado em áreas internas e externas

-Encontrado em diferentes cores

-É ideal para quem deseja realizar uma reforma rápida e de baixo custo.

Desvantagem:

-Quando não bem aplicado, fica vulnerável a fissuras no revestimento, o que pode comprometer a durabilidade e estética do piso/parede

-Em contato com a umidade faz o revestimento ficar escorregadio, por isso não é indicado para ambientes úmidos, como o banheiro

-Não é indicado para uso no quarto, pois diminui a sensação de aconchego e pode deixar o ambiente mais frio em dias com temperatura baixa

-Para se evitar trincas, fissuras e garantir a durabilidade do revestimento, é necessário aplicar uma demão de resina por cima da massa ainda úmida. Uma boa resina a base de solvente é indicada para aplicação após o cimento curado. Isso vai prolongar a vida útil do revestimento

-Pode adquirir algumas manchas com o passar do tempo.


Vai utilizar cimento queimado em sua construção ou reforma? Entre em contato conosco. Temos em nosso estoque uma ampla variedade de cores que se adequam exatamente ao que está pensando.

20 visualizações

+55-21-2622-1993

/

+55-21-99290-4251

whatsapp-transparente.png
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn

Clique aqui para receber nossas notícias e promoções