Aditivos para argamassa: 4 opções para melhorar o desempenho no canteiro


Segundo historiadores, os primeiros registros da utilização de argamassas na construção, datam de 600 a.C no Império Persa, de lá pra cá o material passou por diversas mudanças e melhorias, se popularizou como meio construtivo em Roma e a partir das primeiras expedições colonizadoras se espalhou para o resto do mundo.


No Brasil, a argamassa passou a ser utilizada no primeiro século de nossa colonização, para assentamento de alvenaria de pedra (largamente utilizada na época). A cal que constituía tal argamassa era obtida através da queima de conchas e mariscos. O óleo de baleia era também muito utilizado como aglomerante, no preparo de argamassas para assentamento.


Hoje em dia, existem os mais diferentes tipos de argamassas disponíveis para os profissionais da construção, além disso, com o avanço da tecnologia, também foram desenvolvidos aditivos, que são produtos que podem ser adicionados à mistura e tem função de facilitar o manuseio e melhorar ainda mais o dia a dia do profissional que as utiliza.


Confira neste texto que elaboramos para você 4 opções de aditivos para melhorar o desempenho no seu canteiro de obras.


1. Aditivo plastificante Afinal, para que serve o aditivo plastificante e quais seus principais benefícios?

  • Aumenta a consistência das argamassas

  • Reduz a possibilidade de infiltração pela argamassa

  • Não agride a estrutura

  • Alternativa ao uso de cal na composição da argamassa

  • Pronto para uso

  • Basta misturar na massa

O consumo do material e a proporção de utilização do aditivo é de 100 ml para cada saco de cimento de 50 kg. Pode ser encontrado em embalagens de 1 L, 3,6 L, 18 L ou sachês de 100 ml, todos com 12 meses de validade.

2. Aditivo colante Desenvolvido com o objetivo de melhorar a aderência e trabalhabilidade em argamassas e chapiscos cimentícios, esse aditivo para argamassa é aderente e pode ser aplicado, de modo prático e fácil, em argamassa, gesso, EPS, entre outros.

Além disso, sua aplicação otimiza o uso da argamassa e reduz drasticamente o desperdício de material.

Seus principais benefícios são:

  • Deixa a massa super colante

  • Isento de cloretos e não agride a estrutura

  • Aplicação em concreto, alvenaria, blocos de EPS de tetos de lajes

  • Base com cola de PVA

  • Alta aderência

Pode ser encontrado em embalagens de 1L, 3,6L e 18L, não é indicado para superfícies pintadas, metal, madeira ou revestimentos orgânicos.

3. Aditivo líquido impermeabilizante Ao ser adicionado à água de amassamento, esse aditivo líquido impermeabilizante proporciona a redução de permeabilidade, evitando umidade e infiltração de água na argamassa. Além disso, ele aumenta a coesão das argamassas em áreas expostas à umidade e pressão d’água.

Ideal tanto para concretos, quanto para argamassas, o Tecplus 1 Quartzolit é um aditivo líquido impermeabilizante que protege o material da infiltração da água.

Suas principais vantagens são: ● Fácil adição a argamassas e concretos ● Maior garantia e durabilidade da obra ● Amplo uso na construção civil ● Isento de cloretos que agridem a armadura da estrutura

Pode ser encontrado em embalagens de 1L, 3,6L e 18L. Não é indicado para gesso.

4. Outros benefícios do uso de aditivos para argamassas

Os aceleradores facilitam a dissolução da cal, alumina e sílica, acelerando hidratação e endurecimento, além da pega da argamassa. Permitem, também, a moldagem da argamassa em temperaturas mais baixas. Já os retardadores aumentam o tempo para trabalhabilidade e acabamento da mistura, sendo ideais para aplicações complexas e em clima quente.

Como você viu, os aditivos para argamassa são produtos químicos que, adicionados antes ou durante a mistura, melhoram as características da argamassa no estado fresco ou endurecido. Dessa maneira, eles podem otimizar a resistência, aderência, acabamento e trabalhabilidade e reduzindo a fissuração e permeabilidade.

É possível que tudo isso seja feito sem interferir no resultado estético do projeto, independentemente do que você desejar realizar - seja a construção de uma churrasqueira ou a troca de pisos de uma casa. Porém, a efetividade do aditivo para argamassa pode variar em função da concentração usada na argamassa, tipo de cimento, temperatura do ambiente, entre outros itens.

Fonte: https://www.quartzolit.weber/blog/aditivos-para-argamassa#

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo